navegar pelo menu
quarta-feira, 8 de agosto de 2018

vida universitária || O meu primeiro ano (retrospetiva)

O Primeiro Ano Passou: Retrospetiva


Hello everyone!

Passou e foi tudo tão rápido... O meu primeiro ano de universidade passou num piscar de olhos. Sinto que vos posso dar um pequeno (grande) update da minha vivência enquanto estudante universitária, principalmente para acalmar aqueles que, tal como eu, viveram uma ansiedade gigante só de pensar nesta nova fase. Por isso, nesta nova publicação, irei fazer uma retrospetiva do meu primeiro ano.

O Curso
Para quem não sabe, eu estou a tirar licenciatura em "Comunicação, Cultura e Organizações" na Universidade da Madeira. O curso tem disciplinas muito interessantes e que me proporcionaram um pouco mais de conhecimento. Uma das desvantagens deste curso é, como muitos sabem, o facto dos cursos superiores da área estarem muito saturados. Outra desvantagem também é o facto de não ter estágio incluído coisa que não sabia antes. Mas enfim, estou a estudar algo que gosto mesmo muito por isso sinto-me completa.

A Universidade

Adaptei-me relativamente bem, apesar de não ter participado na praxe não encontrei dificuldade em fazer novos amigos.
Acho em geral a universidade muito boa, os professores que tive até agora, foram sempre bastante acessíveis; nas salas de aula todos os equipamentos necessários  funcionam, coisa que antes na minha escola do secundário não acontecia.
Por outro lado, para mim, ir para a universidade e habituar-me a novas rotinas foi um pouco difícil, debati-me com o problema da gestão e organização do meu tempo mas, com a agenda certa, uma dose de motivação, uma forte consciência do trabalho que tinha por fazer e muita cafeína à mistura  no final, lá consegui habituar-me.
E para aqueles que pensam que a universidade é sinónimo de noites sem dormir está completamente errado, nunca passei noites sem dormir para me dedicar a trabalhos ou ao estudo.

As pessoas
Na universidade, nunca ninguém me tratou mal, muito pelo o contrário, no primeiro dia de aulas fomos muito bem recebidos, foi-nos explicado tudo, conhecemos todas as partes do campus universitário (o bar, a cantina, a biblioteca, as salas de estudo, as salas de aula,etc...) e tivemos um pequeno lanche de boas vindas, que posso dizer que estava muito bom, delicioso mesmo! Cheio de bolinhos, bolachas, sandes, sumos, etc... Acho que foi uma forma muito simpática de nos (novos alunos) receberem. 
Por outro lado, claro que houve contato com tipos de pessoas que não estou habituada, mas o importante é manter-se calma e positiva e lidar com as situações da melhor forma possível.

Em geral, faço um bom balanço de tudo e sei que pode parecer estranho para alguns mas estou desejosa que as aulas comecem.


Gostaram do post? 
Como foi o vosso primeiro ano de universidade?



Até ao próximo post,
Valéria Faria.

Snapchat-mmylifeasv


7 comentários:

  1. O meu primeiro ano de universidade foi bem atribulado. Trabalhava (e trabalho), namorava há pouco tempo e então tinha medo de não conseguir conciliar tudo.
    Graças a Deus, vou este ano para o terceiro ano, portanto o balanço é positivo. Tudo correu pelo melhor. Também não participei na praxe, por uma questão de tempo, tinha que dar prioridade ao que realmente importava já que tinha pouco tempo a perder. Mas tenho excelentes colegas.
    Acerca da vida de uma trabalhadora-estudante também fiz um post no blog.
    http://brevisfuse.blogspot.com/
    Beijinho
    E BOA SORTE!

    ResponderEliminar
  2. Estou mesmo a pensar em fazer um post deste género!!! Tive tantas mudanças que acho interessante partilhar com os outros.

    Beijinhos ♥
    BLOG || INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  3. Também estive no primeiro ano e pensava que iria ser muito mais complicado.
    Mudei de casa e de região mas adaptei-me muito melhor do que pensava.
    Espero que este novo ano te corra bem.

    All We Need Is... | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que o teu primeiro ano correu tão bem :)
    O primeiro é sempre um bocadinho mais atribulado, afinal é todo um novo ritmo, novas pessoas e para muitos, um novo local. Fico contente por saber que gostaste mesmo :)

    ResponderEliminar
  5. Tive 4 anos na Faculdade e nunca passei uma noite sem dormir, o importante é saber gerir bem e garanto que haverá sempre tempo para tudo! O meu primeiro ano foi o mais fácil e menos stressante e adaptei-me facilmente ahah :D

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Que bom que estás a gostar realmente do teu curso, amor! Isso é meio caminho andado para o sucesso :D Espero que tudo te corra sempre pelo melhor <3
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  7. Estou há bastante tempo para fazer um post deste género!! Falar do curso e da experiência! Nunca sei como começar haha

    Fico feliz por ter corrido tudo pelo melhor!! Muita força e boa sorte!! :)

    Blog: http://bolacha-mariaa.blogspot.com/
    Projeto: http://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
google-site-verification: google03179d952ace5e3b.html