navegar pelo menu
sábado, 10 de março de 2018

Vida Universitária || How to do a good oral presentation? (Guide and tips)

Hello everyone!!
Na universidade o que mais temos que fazer é, a temida por muitos, apresentação oral facto que não é de admirar pois se queremos ser bons futuros profissionais vamos ter que saber apresentar, defender e executar as nossas ideias da forma mais correta possível. Por isso como a universidade é a preparação para o mundo do trabalho é mais do que normal que nos seja pedido para realizar essa tarefa.
Eu confesso que quando foi-me pedido pela primeira vez que apresentasse um trabalho à frente da minha turma fiquei muito nervosa, e lembro-me de ter as mãos a tremer sem parar. Mas, com o passar do tempo aprendi pequenas dicas, ouvi alguns conselhos dos meus professores e consegui melhorar muito, passei de ter 11/12 na nota da apresentação a ter 17/18.
Hoje a pensar nas pessoas que podem ter alguns problemas relativos a este tema decidi juntar todas minhas melhores dicas para vos ajudar a ultrapassar todo o nervosismo e ansiedade.




1- PREPARAÇÃO.
É o ponto mais importante. Para apresentar e defender um tema é bom dominá-lo o melhor possível isto é, temos que ter a mínima noção do que vamos falar. Para preparar-me costumo seguir o seguinte processo:
- Recolher toda a informação que encontrar sobre o tema.
- Elimino todas as parte que acho que não são necessárias.
- Costumo procurar no dicionário e na internet todas as palavras que não sei o significado.
- Procuro também pequenos vídeos ou pequenas histórias que possam justificar os meus argumentos ou exemplificar a minha ideia.
- Começo a montar a apresentação no PowerPoint, sendo que sigo-me por esta regra, em cada slide devo ter no máximo 5 imagens e no mínimo 2 e se optar por escrever algo que acho que deva ter mais destaque só posso escrevê-lo no mínimo em três no máximo  cinco linhas. Outra coisa que temos ter especial atenção é a estrutura do trabalho que deve ser a seguinte: Capa (deve conter título do trabalho, nome da disciplina, ano lectivo, nome e número dos alunos que elaboraram o trabalho e imagens que remetem para o assunto do trabalho); Índice (enumerado e paginado); Pequena Introdução; Desenvolvimento; ConclusãoBibliografia e Webgrafia
- Faço um plano, que contém de um lado as imagem dos diapositivos já devidamente ordenados e do outro pequenas notas sobre o que vou dizer em cada um deles.
- Treino a apresentação à frente do espelho e costumo cronometrá-la para ver se corresponde ao tempo estipulado pelo professor.
- Tento prever algumas perguntas que me podem fazer sobre o trabalho e já organizo uma resposta, desta forma tento evitar dizer "não sei " a uma pergunta, o que vai ter conotação negativa na nota do trabalho.

2-Antes da apresentação:
Não é la muito positivo fazer pausas para beber água durante a apresentação, é claro que é normal ficar com a garganta seca, visto que vamos estar 10 minutos a falar sem parar, para isto não acontecer, as tais "pausas desnecessárias", costumo beber água antes.

Outra coisa que costumo fazer é, rever os tópicos do trabalho sei que para algumas pessoas isto não resulta, mas a mim ajuda-me imenso!

3-Durante a apresentação:
Para o facto de tremer as mãos, consegui arranjar uma solução, que é, agarrar num objeto (ex:caneta), pode parecer estranho mas resulta!
Andar um pouco pela sala também ajuda a afastar os nervos.
Projetar a voz é um ponto muito importante durante a apresentação, é preciso garantir que a pessoa que está sentada na última fila consiga ouvir-me claramente pois só assim é que consigo passar a mensagem do meu trabalho.

Coisas a evitar fazer:
-Pôr as mão nos bolsos.
-Encostar-se à parede.
-Estar a mascar chiclete.
-Olhar para o papel e ler o que está escrito (isto mostra que estão pouco à vontade sobre o tema de que estão a falar).

4-No final da apresentação:
É sempre bom mencionar os livros/sites ou outras fontes de onde retiraram informação para o vosso trabalho e dar uma conclusão que resuma o trabalho todo de forma breve.


Que acharam deste post? Útil? Qual a dica que gostaram mais? Quais as dicas que já usam?

Até ao próximo post,
Valéria Faria.

Snapchat-mmylifeasv

24 comentários:

  1. Deste muito boas dicas! Eu antes levava sempre uma caneta na mão mas preferi ultrapassar isso porque é apenas uma "bengala" para saberes lidar com a ansiedade de estares a apresentar, mas depois acaba por demonstrar uma certa insegurança. Então pronto, decidi parar e tentar relaxar ao máximo :)

    Beijinhos
    ropesofpearls.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. É uma coisa que se aprende com a prática, só as primeiras vezes é que custa mais!
    Boas dicas!
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar
  3. Gostei das dicas e já sigo muitas delas :)

    ResponderEliminar
  4. Mesmo não andando na universidade achei as dicas muito boas para qualquer tipo de apresentação.

    https://acasadabrancadeneve.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Boas dicas, o mais importante é ir preparado e ter muito cuidado com o copy paste que é algo muito grave e desonesto que pode levar até à anulação de uma licenciatura. Se formos nós a fazer o trabalho, mesmo que não estejamos preparados, sabemos o que dizer.
    R:Depois diz-me como ficou :D

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito das dicas e concordo com todos. Só acrescentava aí um ponto: falar devagar e de forma articulada.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  7. Eu sempre levei isso bem...claro que se calhar nas primeiras não. Mas se souberes bem do que vais falar melhor ainda. Mas também a minha turma era 30/50 sei que há casos que são mais.
    Kiss

    www.inspirationswithm.com

    ResponderEliminar
  8. Eu por acaso sempre tive muito à vontade para apresentar, mas as tuas dicas são excelentes! Mil beijinhos*

    ww.lifewithju.com

    ResponderEliminar
  9. Concordo muito com o que disseste. Acho que estarmos preparados o máximo possível é a nossa melhor arma, sempre :)

    Em vez de uma caneta, aposta num apontador com laser, é sempre mais profissional quando queres falar/apontar para algo especifico da apresentação e sempre tens alguma coisa na mão :)

    Beijinhos grandes ^^
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderEliminar
  10. É mesmo :D Rendi-me por completo!

    Na Universidade, as apresentações eram o que eu mais gostava e que deixam, efetivamente, muitas saudades :D Ótimas dicas!

    NEW TIPS POST | CREATE YOUR VEGAN MAKEUP KIT – EASY EDITION.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  11. Que excelentes dias! Por estranho que pareça, as apresentações que me corriam melhor na universidade eram as de inglês. Talvez por me sentir muito à vontade com a língua. Mas vou "roubar" algumas dicas para quando daqui a 3 meses tiver que apresentar a minha tese, vão ser úteis!

    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  12. Muito boas dicas! Por acaso tinha muito facilidade nas apresentações orais, confesso :p

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  13. Que ótimas dicas! Penso que não tenho grandes dificuldades em expor-me assim e uma das minhas maiores qualidades é mesmo a projeção da voz :)

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Tens aqui excelentes dicas! Foi algo no qual tive sempre bastante dificuldade.
    Beijinhos, The Fancy Cats | Kawaii Box Giveaway

    ResponderEliminar
  15. Excelentes dicas. Também era o que eu mais odiava na faculdade mas com o tempo vamos conhecendo as pessoas e estando mais à vontade :)

    Yellow Rain

    ResponderEliminar
  16. Boas dicas! Eu sofria muito quando tinha que fazer apresentações no secundário! Agora sofro é com os pitchings, mas isso já tem critérios diferentes :)

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Nunca tive muitos problemas em apresentações orais em público, aliás sempre adorei, mas tinha amigas com bastantes dificuldades. As dicas que dás são ótimas e podem ajudar realmente muita gente :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  18. Eu ainda não estou na faculdade (se tudo correr bem, entro para o ano), mas acho estas dicas super úteis mesmo para o secundário. Saber fazer uma boa apresentação oral é fundamental e é extremamente importante estarmos bem preparados para demonstrarmos que dominamos o tema.

    Achei o post super útil! Parabéns!
    Beijinhos,
    inesmartinsxx.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Embora ja tenha acabado a faculdade ha alguns anos este post esta mesmo muito bem feito e interessante. As orais eram para um panico detestava ate porque ficava sempre muito nervosa o que me levava a gaguejar!

    https://strawberryleopard.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Hello dear :)
    You have a really beautiful blog :)
    I'm now following you! Would you like to follow back? It would be amazing to be blogger friends :)
    xoxo,

    Lory
    https://itsallabouttheglowxoblog.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  21. Boas dicas :)

    https://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Não é assim tanto :) Pelo menos espalha-se bem!

    NEW OUTFIT POST | BASICALLY YOU'VE GOT ENOUGH NERVE :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  23. excelente!! :) eu tenho o péssimo hábito de me encostar à parede!

    ResponderEliminar

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
google-site-verification: google03179d952ace5e3b.html