# HEALTHY LIFESTYLE - Decifrando Rótulos - Entevista

Hello everyone!!
Eu, acredito que os blogs são uma  óptima ferramenta de divulgar temas que não se conhece assim tão bem e sem dúvida que a intolerância à lactose é cada vez mais falada mas poucos sabem as verdadeiras implicações que isso tem no dia-a-dia, então eu decidi entrevistar duas das minhas leitoras que têm intolerância à lactose e hoje partilho com vocês a primeira entrevista sobre este tema.
A primeira leitora que entrevistei foi a Patrícia Santos do blog That Happy Mess.



1-És intolerante à lactose, quais as principais mudanças que isso implicou na tua vida?
Quando descobri que era intolerante à lactose, aos 20 anos, pensei "ok, nada demais, basta-me estar atenta aos rótulos e não consumir nada que contenha leite". A verdade é que não é bem assim.. Ser intolerante à lactose, especialmente com um elevado nível de intolerância, é acordar às 3h da manhã e ir a correr para a casa-de-banho mandar fora tudo o que comeste durante aquele dia e que o teu estômago não conseguiu digerir, é demorar imenso tempo a ler todos os rótulos de cada vez que vou às compras, é perguntar o que a comida contém cada vez que vou jantar fora, é ir a uma festa de aniversário e não poder sequer provar o bolo, é recusar o gelado que alguém me oferece porque realmente não o posso comer, não porque quero emagrecer. Ser intolerante à lactose implicou com que eu fosse também mais atenta e mais consciente daquilo que consumo.

2-Quais os cuidados que tens que ter com a tua alimentação no teu quotidiano?
No que diz respeito à alimentação, os cuidados mais básicos são: não consumir leite, iogurtes, manteiga, queijo ou natas. Depois temos que ter em atenção todos os alimentos que contêm os anteriores, por exemplo gelados, pizzas, lasanha, bolos, chocolates... A lista é interminável e só damos conta da quantidade enorme de produtos que contém lactose quando realmente somos intolerantes.

3-Reparas sempre nos rótulos dos produtos  antes de os comprares?
Reparo sempre nos rótulos, tenho que ler sempre tudo muito bem, até mesmo as letras mais pequeninas! Um dos problemas de ser altamente intolerante é que não se revela apenas naquilo que se come mas também no que se usa, por exemplo, se for jantar fora e quiser ir à casa-de-banho lavar as mãos, tenho que ter a certeza de que o produto que eles têm no WC não contém leite (muitos desodorizantes, shampoos, gel de duche e gel para as mãos contêm leite).

4-Qual é, para ti a maior dificuldade que encontras enquanto intolerante à lactose?
A maior dificuldade foi sem dúvida o período de adaptação, estás habituado ao típico pequeno-almoço de torradas com leite e, de um dia para o outro, nunca mais poderás ter o prazer de o comer. Aconteceu-me várias vezes ir a festas ou ir lanchar fora e comer umas quantas fatias de pizza ou o delicioso croissant com chocolate e, só quando chegava a casa e as crises começavam é que me lembrava de que tinha comido o que não devia.

5-Achas que nos supermercados há muita variedade de produtos sem lactose?
Acho que os supermercados têm cada vez mais variedade de produtos sem lactose mas as pessoas intolerantes à lactose têm que conhecer muito bem o seu organismo, fazer imensas pesquisas de produtos alternativos e depois tentar encontrá-los nos supermercados, muitas vezes estão escondidos porque não existe uma grande quantidade de consumidores para esses produtos! Por vezes a única opção é mesmo fazer as comprar on-line.

Pequena reflexão da entrevistada:
Ser intolerante à lactose hoje em dia não é mais um problema para mim, pois sou vegan e portanto não consumo qualquer produto de origem animal, mas foram tempos complicados, ter que lidar com todas as crises até descobrir que era realmente intolerante, ter que procurar alternativas para tudo o que consumia e depois todas as perguntas que ouves constantemente do porquê que recusas comida em casa de outras pessoas, chega a ser esgotante termos que nos repetir tantas vezes.
Mas acredito que a intolerância à lactose também tem coisas boas, faz com que conheças o teu organismo melhor do que ninguém, torna-te uma pessoa mais criativa na hora de cozinhar e mais consciente na altura de consumir.


Achei por bem trazer-vos este tipo de entrevistas pois são estas que fazem "abrir horizontes".


Que acharam desta entrevista? 


Até ao próximo,
Valéria Faria.

Snapchat-mmylifeasv
Instagram-valeriafaria8

Share this:

CONVERSATION

24 comentários:

  1. Pensava que ser intolerante a lactose era mais fácil! Esta entrevista foi super interessante e ajudou-me a conhecer melhor esta intolerância! Adorei!
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também pensava que era e por saber que muitas pessoas achavam o mesmo achei por bem fazer a entrevista.
      Obrigada!
      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Acho fundamental esta rubrica, tenho aprendido imenso!

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo teu feedback!
      Até eu mesma tenho aprendido imenso.
      Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Acho esta iniciativa fantástica e inovadora pois abre-nos horizontes e mete-nos mais a par de determinados assuntos! Eu acho que não seria capaz de enfrentar o mundo sendo intolerante á lactose, logo eu que sou esquisitinha com a comida…

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo o teu feedback!
      É bom ver que esta rubrica está a ajudar!
      Beijinhos :)

      Eliminar
  4. I follow you
    thank you for your follow the Chic Poradnik blog: https://chicporadnik.blogspot.com

    Chic Poradnik

    ResponderEliminar
  5. Já tinha uma pequena ideia de como era ser intolerante à lactose porque tenho uma amiga assim, mas é sempre bom saber mais sobre estes tipos de caso! Fizes-te bem em partilhar connosco :)
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas tuas palavras simpáticas.
      Beijinhos :)

      Eliminar
  6. gostei bastante da entrevista :)
    é sempre bom saber mais sobre estas tematicas
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo teu feedback.
      Também acho.
      Beijinhos :)

      Eliminar
  7. Adorei a entrevista, não sabia que a vida de quem é intolerante a lactose fosse tão complicada! É muito bom, trazer essas temáticas para o blog

    By~ Sweet Magic Kissus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo o teu feedback.
      Beijinhos :)

      Eliminar
  8. Não fazia ideia de como é ser intolerante a lactose. Muito informativo, parabéns!
    https://www.youtube.com/gemanas (SE INSCREVA POR FAVOR, VAI AJUDAR MUITO!!)
    http://gemanas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Uma entrevista informativa, sem dúvida.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo teu feedback.
      Beijinhos :)

      Eliminar
  10. Tenho de ganhar este hábito de ler os rótulos! Adorei a entrevista :)

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu lentamente já estou a ganhar.
      Muito obrigada.
      Beijinhos :)

      Eliminar
  11. Muito obrigada pela entrevista!
    Adorei fazer parte de um assunto que acho tao importante e que tao poucas vezes se fala! Os problemas alimentares e as dietas nao se encontram apenas quando queremos perder peso mas tambem quando realmente o nosso corpo evita algo que deveria ser naturalmente aceite :)
    Adorei fazer parte deste projecto!
    Beijinhos

    https://thathappymess.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, obrigada eu pela tua disponibilidade e por me teres concedido esta entrevista.
      Muito obrigada pelas tuas palavras simpáticas!
      Beijinhos :)

      Eliminar
  12. Óptimo post, muito esclarecedor e cheio de bons conselhos!

    Beijinhos
    http://aestilografa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar